sábado, abril 06, 2013

A SAGA PÁSSARO


Capítulo IV - Adeus, Pássaro!

É, o pássaro foi embora mesmo e acredito que não voltará. Não tive coragem de fechar a janela da minha varanda. Fui covarde, reconheço, ou talvez eu ainda tivesse esperança de que ele voltasse a ser como antes, uma ave adorável.

Lembro do primeiro dia em que vi o pássaro. Adentrou minha varanda bem tímido e desconfiado. Fiquei encantada com aquela visita ilustre e decidi cativá-lo. Dei atenção, carinho, alpiste e água. Nunca o coloquei em uma gaiola, seria uma postura altamente egoísta da minha parte.

Ele partia, é fato, mas me visitava com frequência. Adorava quando ele me acordava com seu belíssimo canto. Às vezes ele desafinava e eu caia na gargalhada. Ele levava tudo com bom humor e sorríamos juntos. Ficamos bastante próximos e construímos uma amizade bonita e por que não sincera?

Estava tudo muito lindo para ser verdade e coisas desagradáveis começaram a acontecer. O pássaro começou a ficar insubordinado e suas cantorias tornaram-se insuportáveis. Comia e sujava a minha varanda. Isso quando me visitava! Suas visitas tornaram-se cada vez menos frequentes. Achei tudo isso uma falta de consideração e de educação tamanha. Aí eu explodi! Depois disso, ele parou de me visitar. Não vou negar, fiquei aliviada por ter me livrado da tormenta, mas admito que sinto saudades do meu amigo pássaro. Sei que ele não vai voltar e, sinceramente, não quero que ele volte. Não fechei a porta da varanda, pois ela estará sempre à disposição de outros pássaros e demais visitantes. Eu fechei a porta da minha vida para aquele pássaro. É preciso saber dizer adeus.


3 comentários:

Wisakedjak disse...

Acho que com o tempo acabei percebendo que não tenho varanda.
Hoje, na minha casa, os pássaros entram e passeiam onde querem. Pousam no suporte de madeira que segura o telhado, bicam as frutas maduras, se molham nas poças de água e até tomam sol na grama verde. O espaço é grande. Mas percebi que não sou uma pessoa de pássaros, exatamente.
Acho que acolho (e deixo ir) qualquer criatura com o mínimo de bondade que cruze meu caminho.
Sejam lobos ou raposas, gatos ou lebres. Ás vezes vejo de longe, avisto em alguma montanha distante, um lobo que há muito havia sido meu (pura ilusão, porque na verdade ele é do mundo) e lembro como as coisas eram. Mas lembro com felicidade e entendo como as coisas devem ser.
Não sinto, em suma, saudade de todas as criaturas que estiveram ou passaram por mim. Não sei exatamente como é essa sensação. Nem sequer posso dizer "saudosismo". Eu apenas vejo que elas estiveram e foram. É assim.

I won't be the last
I won't be the first
Find a way to where the sky meets the earth
It's all right and all wrong
For me it begins at the end of the road
We come and go...


Wisakedjak.

Anônimo disse...

Muto triste esse final.. ;~
Mas certas coisas tomam rumos estranhos mesmo.
"Some things are meant to be.."

BjoOoOO Xara...
By Lou²

Karina Mills disse...

Guria, percebi que tenho amigos pássaros também. Alguns estão voando agora, espero que voltem. É triste dar adeus :/

Postar um comentário